7 hábitos para você transformar sua relação com dinheiro

7 hábitos para você transformar sua relação com dinheiro

O começo do ano é uma época de renovação, em que as pessoas estão dispostas a fazer promessas de mudança consigo mesmas. E essa é uma ótima oportunidade para repensar comportamentos que não deram certo no ano anterior e incorporar novas atitudes à rotina. Isso vale para a saúde, a prática de exercícios, os estudos, o trabalho e, é claro, para as contas.
Que tal aproveitar esse momento e mudar sua relação com o dinheiro ? Veja algumas dicas para fazer isso acontecer:

#1 – Defina os sonhos do ano: reúna a família e faça uma lista de sonhos que gostariam de conquistar até dezembro. Juntos, procurem descobrir quanto dinheiro precisariam poupar para realizar essas conquistas e definam as prioridades.

#2 – Faça previsões de gastos: no último dia de cada mês, invista alguns minutos para prever quanto pretende gastar mensalmente em moradia, alimentação, saúde, transporte, lazer, educação, vestuário e outras despesas. Você pode usar um caderno, uma agenda, um calendário ou uma planilha para isso. O importante é definir um limite máximo para cada gasto antes que ele ocorra.

#3 – Programe reservas automáticas: ao invés de esperar sobrar dinheiro para guardar, é mais indicado programar um valor para ser poupado logo que o dinheiro do salário cair na conta. O processo é simples: Vá à sua agência ou acesse o site de seu banco e programe uma aplicação automática para a data do seu pagamento. Assim você não precisa ficar lembrando de poupar, o próprio banco faz isso todo mês. Não importa a quantia, o que vale é guardar um pouco sempre. Isso fará toda diferença ao longo do tempo.

#4 – Anote cada compra: toda vez que você tirar sua carteira do bolso ou da bolsa para fazer uma compra, pagamento ou saque, tire também o celular e faça uma rápida anotação. Registre o valor gasto, o que foi comprado ou pago e a forma de pagamento (dinheiro, cheque, cartão de crédito ou débito). Esse simples registro, feito na hora da transação, leva menos de 15 segundos para ser feito e ao final do dia você já terá tudo anotado, sem complicações. Se você tem facilidade com tecnologia, é mais simples ainda, basta procurar e baixar um aplicativo de finanças pessoais para ter tudo à mão. Veja alguns: Jimbo mobile, Guiabolso, Mobilis.

#5 – “Esqueça” o cartão em casa: Se você não resiste às tentações e toda vez que sai de casa acaba comprando “uma coisinha” no cartão, previna-se deixando o plástico na gaveta. Prefira dinheiro vivo, que dá para contar e não é tão fácil de gastar. Quando ele acaba, não dá para se enganar, simplesmente é hora de voltar para casa.

#6 – Abuse das listas – Para evitar o exagero no supermercado, na feira, na hora de fazer a festa ou comprar material escolar, só saia de casa para fazer compras com uma lista dos itens que realmente precisa. Isso evita que você se empolgue com ofertas não previstas ou esqueça o que de fato é necessário adquirir. Veja algumas sugestões de listas aqui.

#7 – Pesquise preços – Aproveite a facilidade da internet para pesquisar preços antes de sair para comprar. Avalie e compare o valor do que você deseja adquirir antes de tomar sua decisão. Você pode se surpreender com a economia que uma pesquisa rápida pode gerar no seu bolso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O guia da suculenta: conheça as espécies e como cultivá-las

Como saber se consigo financiar um imóvel?

Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB): o que é e como consultar?